quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tucanos criticam Lula sobre suposta pressão ao Ministro do Supremo Tribunal Federal

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou nesta quarta-feira o comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no episódio em que supostamente teria pressionado o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para adiar o julgamento do mensalão em troca de uma blindagem na CPI do Cachoeira. Em encontro com pré-candidatos do partido às prefeituras, Aécio disse que o episódio pode resultar em uma crise institucional.

Lula e Ministro do STF
"É algo triste para a democracia brasileira e grave no ponto de vista das instituições. Lembro que o presidente Lula dizia para quem quisesse ouvir, que quando saísse da Presidência da República iria mostrar qual o comportamento adequado de um ex-presidente e certamente essa não era a expectativa daqueles que acreditavam nas intenções dele", afirmou o senado.

De acordo com reportagem da revista Veja, em encontro ocorrido no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, Lula teria pedido ao ministro Gilmar Mendes que atrasasse o julgamento do mensalão. Em troca, o ex-presidente teria prometido blindar o ministro na CPI que investiga Carlinhos Cachoeira de um suposto relacionamento com o bicheiro.
Na terça-feira, Gilmar Mendes apresentou documentos do STF e cópias de extratos de cartão de crédito que comprovam ter sido ele e o próprio Supremo os responsáveis por arcar com a viagem que o ministro fez à Europa em abril do ano passado e na qual encontrou o senador Demóstenes Torres em Berlim, na Alemanha. Também ontem (29/05), Demóstenes negou que Cachoeira estivesse com os dois ou que tivesse algo a ver com a viagem.
Aécio disse ainda que o caso surpreendeu ao País e que houve um excesso por parte de Lula que precisa ser investigado. "Fica um ensinamento de que ninguém está acima da lei. Houve um excesso que obviamente terá de ser julgado pela população brasileira", avaliou o senador.



Para Sérgio Guerra, o episódio mostra "o estilo com o que o PT governa". O presidente do partido também aproveitou para alfinetar o ex-ministro José Dirceu, réu no processo do mensalão. "Nunca se viu um presidente da República ameaçar um ministro do Supremo. Mas isso só mostra o que tenho ouvido falar, que dizem que o José Dirceu está morrendo de medo porque, finalmente, a justiça vai ser feita", disse Guerra aos pré-candidatos reunidos no encontro.


Fonte: Terra
Edição: Jhansen Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos os comentários redigidos usando palavras ofensivas e de baixo calão. Comentários deste nível serão exibidos apenas quando o redator assinar pelo próprio comentário.

À direção.