domingo, 8 de abril de 2012

SEMANA SANTA DE SERRA PRETA


Na noite deste sábado (07/04) foi celebrada a Santa Missa do sábado de Páscoa. A celebração foi dirigida pelo Padre Luiz Flávio (padre do município). Há um ritual religioso seguido pela religião católica no qual uma vela é acendida simbolizando a Páscoa, esta vela é vista pelos cristãos como a  "Luz de Cristo" e é chamada de "Círio Pascal". Durante a semana outros eventos religiosos foram realizados como a "Caminhada do Domingo de Ramos", a procissão do "Encontro de Jesus com Maria", a procissão do "Senhor Morto" e a "Missa do Lava-pés".

Comunidade reunindo-se para o início da cerimônia
Padre Luiz Flávio recitando algumas palavras bíblicas antes de acender o Círio Pascal
Círio Pascal aceso
Padre leva a vela para o interior da Igreja para iniciar a Santa Missa
Início da Santa Missa
A comunidade tem como costume acender velas a partir do fogo do Círio Pascal

Após o término da Missa, a comunidade da sede tem como tradição a "Queima do Judas", um boneco infincado em um ferro que tem em seu interior várias bombas. Antes da comunidade presenciar o show do boneco, há um "testamento" que nada mais é que alguns versos rimados e com um toque de humor citados por um dos moradores da sede. Após tudo isso o "Judas" tem seus últimos minutos contados. Porém a expectativa da comunidade este ano foi totalmente frustrada, pois, o boneco não estourou. Ao invés de se ouvir estouros de bombas foi duradouro o som das vaias. Acompanhe no vídeo abaixo o vexame da noite.




Depois de minutos de espera, moradores da sede cansaram-se de esperar o espetáculo e puseram fogo no boneco. Foi jogado álcool nas roupas do Judas e pela primeira vez na história da tradição o boneco estourou de forma totalmente diferente como acontecera nos anos anteriores.

Membros da comunidade colocando o boneco no lugar
Destroços do boneco após a explosão

NOTÍCIA DO DIA

Na mesma noite do sábado de Páscoa (07/04) a comunidade do distrito do Bravo pôde acompanhar shows musicais onde a principal atração era o cantor de arrocha Pablo (o show aconteceu em comemoração a inauguração de obras feitas). Horas antes do show, o Estádio do Bravo recebeu o primeiro jogo do Campeonato Municipal após passar pela construção da arquibancada.

OBS: O blog SERRA PRETA ON-LINE pede desculpas aos leitores pela demora de uma nova postagem e por não ter acompanhado os eventos do decorrer da semana incluindo os eventos religiosos, o show no distrito do Bravo na noite do sábado de Páscoa e o primeiro jogo do Campeonato Municipal. Por motivos alheios a cobertura dos mesmos  não pôde ser realizada para abrilhantar ainda mais esta matéria.

Edição, Fotos e Filmagem: Jhansen Barreto

Um comentário:

  1. Caro amigo,

    Faltou você relatar a parte mais importante do Testamento do Judas. Segundo o locutor Profº Danilo ele fez valer o significado de um Judas, tecendo vários " elogios " ao prefeito. Será que esta não foi a causa do boneco não estourar? Ou será que o boneco estava a altura dos serrapretenses?

    ResponderExcluir

Não serão aceitos os comentários redigidos usando palavras ofensivas e de baixo calão. Comentários deste nível serão exibidos apenas quando o redator assinar pelo próprio comentário.

À direção.